Os 4 níveis da profundeza do conhecimento – Os 6:3 / Ez 47:3-5
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.”
Comentário: (Profetas maiores 4) Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. (Profetas menores 12) Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Canonizados A palavra “cânone” vem do termo grego (“régua” ou “vara de medir”) Profeta. Novo e o Velho. (1Rs 13) Profeta. Micarias (1Rs 22) Natã (2Sm 12)
Introdução. Olhando para este texto.
(1- Ninguém pode dizer que não precisa aprender.), (2- Ninguém é velho demais para aprender.), (3- Ninguém pode parar de aprender.), (4- E ninguém pode dizer que sabe de tudo.) O profeta manda Conhecer e Prosseguir em Conhecer ao Senhor. O povo é destruído. (Os. 4: 6). Erramos por não conhecer. (Mt. 22:29). Assim como a corsa (Sl 42:1)
1). 3 FORMAS DE APRENDER:
a). Com as experiências da vida. (Sl. 90:12)
b). Com seu mestre. (Lc. 6:40) (1Sm. 10:5)
c). Com oração e leitura da palavra e iluminação do espirito. (Tg. 1:5) (Sl 1:2)
ILUSTRAÇÃO. (Ez 47:3-5)
2). Mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos ARTELHOS. Princ. Da caminhada. (V.3)
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (João 8:36)
Jesus se manifestou pra desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8)
3). E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos JOELHOS. Conhecer a Deus (V.4 a)
Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. (Jó 42:5) Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! (Tg 4:8)
4). Mediu mais quinhentos e levou-me pelas águas, que batia na cintura IINTIMIDADE Íntimo de Deus (V.4 b ) Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe. (Hb.11:6)
Vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade (Ef3:18) E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar (1RS.4:29)
5). Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar PROFUNDIDADE COM DEUS. (V.5a)
Este é Horebe. (Ex.3:4) Hebraico horebe ”seco ou desolado” onde Deus fala. Este é o Sinai. (Ex. 19:1) grego Sinai “ onde Jeová aprece” o natural e o obre natura se encontra. É está na presença do santo do santo. (IS.6:1) onde o finito se encontra com o infinito.
Conclusão: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.”
Pr. César de Camargo
05/09/2023