Julgamento – Você é um julgador ou despenseiro? – 1 Coríntios 4:1-5 – Pr. Luis Carlos – 09/11/2021

1 Coríntios 4:1-5

Julgamento (você é um julgador ou despenseiro?).

Versículo 1 ASSIM, EU e Apolo devemos ser encarados como (despenseiros) servos de Cristo que distribuem as bênçãos de Deus explicando os segredos de Deus.

Significado de julgamento: Ato de decidir como juiz, dando sentença de condenação ou de absolvição.

Amós 3:3 “Como é que podemos caminhar juntos, com os pecados que vocês praticam nos separando?”

Todavia, o vocacionado não encontra prazer em outra coisa, senão, em anunciar o Evangelho de Jesus e atrair pessoas a Cristo, não como algumas pessoas simpatizantes do evangelho e do Cristianismo que querem anunciar se misturar com filosofia, outros estudos e livros que leem para atrair pessoas para si própria querendo ter a razão e distorcer a palavra de Deus. O apostolo Paulo em 2 Cor. Cap. 12 – falando do seu arrebatamento, se encontra numa alta intimidade com Deus, um exímio exemplo dentro das escrituras sagradas para nos ensinar.

Significado de despenseiro: dicionário da língua portuguesa -> Encarregado da despensa lugar que guarda o alimento.
Significado de despenseiro: dicionário bíblico grego -> huperetes (despenseiro) fator fundamental é “mostrar” a penalidade dentro da palavra de Deus.

– remador de baixa categoria, remador subordinado

– qualquer que serve com as mãos: criado

– no NT, dos empregados ou serventes dos magistrados como — dos empregados que executam penalidades

Segredos de Deus: Revelação da sua palavra, da maneira que devemos nos comportar em obediência ao evangelho de Cristo para alcançar a vida eterna.

Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Cristo vive em mim)

Versículo 2 Agora, a coisa mais importante a respeito de um servo (despenseiro) é que ele faça exatamente o que seu dono mandar.

Quem é dono da sua vida? O julgador é dono da sua vida, mais o despenseiro é guiado por Deus através do Espírito Santo.

1 Samuel 2:6 “O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir.”

O nosso Deus não exige “êxito” exige “fidelidade”: Ex.: “Esforcei-me muito, fui fiel mais não tive um bom resultado.”

Fidelidade dentro da bíblia sagrada: Apocalipse 2:10 “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Premio máximo a Salvação eterna)

Versículo 3 E eu? Tenho sido um bom servo? Bem, não me preocupa o que vocês pensem disto, ou o que qualquer outro pensa. Não confio nem mesmo em meu próprio julgamento neste ponto.

(Ser julgado pelo motivo dos outros) O bom servo ele obedece à liderança ele é submisso a quem Deus colocou.

Significado potestades superiores:
atributo ou condição do que manda, impõe sua vontade; poder, potência, força. (Espirito Santo no centro Jesus a destra)

Romanos 13:1-7 – Toda alma esteja sujeita a potestades superiores; por que não potestade que não venha de Deus…….

Versículo 4 Minha consciência está limpa, mas mesmo isso não é a prova final. É o Senhor mesmo quem deve examinar-me e decidir.

Jeremias 17:10 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”

Na atualidade o maior erro dos crentes é de se julgar e também julgar os outros, nós não temos o mínimo direito de julgar alguém, quanto mais a nós mesmos. O perdão e a comunhão faz com que tenhamos paz com Deus.

Versículo 5 – Assim, tenham cuidado para não tirarem conclusões apressadas, antes da volta do Senhor, sobre se alguém é ou não um bom servo. Quando o Senhor voltar, derramará luz sobre todas as coisas, a fim de que todos possam ver com exatidão o que cada um de nós realmente é bem no íntimo do coração. Então todos saberão com que intento temos feito à obra do Senhor. Naquele momento Deus dará a cada um o louvor que merecer.

Mateus 23:37-39 – “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! 38 Eis que a vossa casa vos ficará deserta. 39 Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!”

Conclusão:

Hebreus 12:14 – Procurem afastar-se de toda discórdia, e busquem levar uma vida pura e santa, porque aquele que não é santo não verá o Senhor.

Que sigamos em paz com todos pois é Deus que julga os seus escolhidos e no tempo certo dará o veredito que cabe a cada um de nós, e possamos a cada dia lutar pela nossa Salvação em Cristo Jesus vivendo em novidade de vida.

Luis Carlos Maciel Miarelli  – 09/11/2021

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com email
Compartilhe com skype
Compartilhe com print