A Bênção da Obediência – Dt. 28.1-14
Introdução – Uma das grandes revelações de Deus para o homem, para que ele tenha prosperidade é a obediência. E o diabo tem trabalhado desde a sua queda, para que o homem não agrade a Deus e que não seja próspero, O diabo tem investido para que o homem seja desobediente, sabendo que a desobediência leva o homem a derrota e a desgraça.
Efésios 5.6 – Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem à ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Nos dias de hoje um dos maiores problemas dos homens é a falta de sujeição. E isso começa na família, com o sistema de educação liberal, onde os filhos não são ensinados a obedecerem.
Isso tem sido o ponto de derrota de muitos cristãos.
Muitos não querem obedecer:
1 – Por falta de temor a Deus.
2 – Por falta de humildade.
3 – Pela falta de reconhecimento.
4 – Pelo orgulho do coração.
Existem três níveis de obediência para o crente.
1 – Obediência a Deus.
Não existe salvação e nem comunhão sem obediência a Deus. Mateus 7.21 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Tiago 4.7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Atos 5.32 – E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
1 Samuel 15.22- Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Quando você vive a Palavra, você está obedecendo a Deus; o culto, a oração, o louvor, os verdadeiros dons espirituais, e o serviço a DEUS, não tem valor aos Seus olhos, se não forem acompanhados de obediência a ELE. (extraído comentário da Bíblia Pentecostal)
2 – Obediência ao Anjo da Igreja (Ao pastor).
Muitos crentes encontram uma dificuldade muito grande em obedecer ao pastor da Igreja; e alegam que estão obedecendo a Deus.
Hebreus 13.17 – Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Precisamos manter nossa lealdade ao dirigente da igreja, enquanto permanecerem fiéis e leais a Deus, á sua Palavra e ao seu propósito para igreja. (extraído comentário da Bíblia Pentecostal)
Há nas igrejas muitos crentes autônomos;
– Vivem a vida cristã sem respeitarem e nem obedecerem ao seu pastor.
– Não ouvem os conselhos.
– Não atendem ao que é pedido.
– Não se sujeitam em nada ao Pastor.
– Porque olham e veem o Pastor como um simples homem qualquer.
– Mas a diferença é que ele está revestido de autoridade de Deus.
– Não existe salvo sem Igreja; não existe membro sem corpo.
– Não existe Igreja sem Pastor.
Efésios 4.11- E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
Foi Jesus, o cabeça da Igreja quem deu o Pastor para Igreja, e o revestiu de autoridade para instruir a Igreja.
2 Crônicas 20.20 – E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis, e ordenou aos cantores que louvassem a Deus assim; ver vers. 21-b – Louvai ao SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre!
– O Pastor é um profeta de Deus para a Igreja.
– Têm pessoas que acreditam no farmacêutico, no pedreiro, no pintor, até no ímpio e menos no seu pastor.
– É uma pessoa que não tem temor de Deus, e nem conhecimento da Sua Palavra.
3 – Obediência às Autoridades Seculares.
a) Aos Pais.
Efésios 6.1-3 – Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Colossenses 3.20 – Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
b) A obediência ao esposo.
Colossenses 3.18 – Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor.
1 Pedro 3.1- Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra.
c) Obediência as autoridades.
Romanos 13.1,2 – Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
1 Pedro 2.13,14 – Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior. Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem.
Tito 3.1 – Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam e estejam preparados para toda boa obra.
Conclusão: O que leva o crente a OBEDECER é o temor do Senhor; quem não tem o temor do Senhor, tem uma dificuldade muito grande em obedecer.
Efésios 5.21 – Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
– A pessoa não consegue se sujeitar se não houver temor.
– A pergunta que faço é: Até que ponto você é obediente?
– Em qual nível você tem sido desobediente?
As bênçãos de Deus em nossas vidas estão relacionadas à nossa obediência aos seus princípios. E esses são princípios de Deus para as nossas vidas.
Pr. João Luiz de Amorim
23.08.2022