Aprendendo ser um verdadeiro líder em Cristo – Mateus 20.25-28 – Pr. João Luiz de Amorim – 23/11/2021

APRENDENDO SER UM VERDADEIRO LÍDER EM CRISTO

Texto base: Mateus 20.25-28

Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

 

Liderança segundo a Palavra do Senhor Jesus!

Introdução O Senhor Jesus quando assumiu o seu ministério já existiam os desenvolvimentos, quanto aos conceitos à democracia.
Jesus não veio acrescentar, mas revolucionar os conceitos existentes quanto a “Lideranças”.

 

  • O maior formador de lideres na história foi JESUS CRISTO.

“Líderes, não formam seguidores, na verdade eles formam mais líderes”.

 

  • Os discípulos de Jesus e a sua escola de líderes.

Em um número de 12 lideres são possíveis haverem situações difíceis, todos querem dar ordens, (mandarem) e ninguém quer obedecer, “existem muitos caciques, mas nenhum índio”. Aqui notamos um ambiente de competição, qual deles seria o maior? Em Mateus 18.1-4 diz:-

NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

 E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,

E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

 

3 – ELE o Senhor JESUS revolucionou o conceito de liderança.

JESUS ensinou aos seus discípulos que o líder cristão é um servo, Mateus 20.26-28 diz:- Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Veja o que Jesus diz em Lucas 22.24-27.  E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.

Os discípulos devem ter ficado perplexos e decepcionados. Não se deve querer ser um líder por status, riqueza ou superioridade.

“O pastor é um servo das ovelhas. Ele existe por causa delas e não elas por causa dele”.

 

4 – O próprio Jesus foi um líder e servo ao mesmo tempo.

 Filipenses 2.5-8:- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

O servo do Senhor Jesus, precisa estar fazendo um alto exame e se policiando a cada dia, é muito importantes descer ao degrau da humildade.

O que ELE mandou ELE o fez (deu exemplo). Ele anunciou o evangelho, curou, ELE ressuscitou mortos, expulsou demônios, foi perseguido, sofreu e morreu.

O Líder vai à frente, faz primeiro, mostra como fazer.
Ele lavou os pés dos discípulos, João 13. Um líder autoritário mandaria que alguém lavasse seus pés
Ele veio servir e dar a sua própria vida. O líder não deve apenas fazer exigências, mas doar-se.

.

5- Aprendendo lições e exemplos no Salmo 23 – relação do pastor e ovelhas e relação Deus e o salmista.  Exemplos para os líderes cristãos.

1 – O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 – Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

3 – Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 – Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 – Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 – Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

O líder, um pastor , cuida com amor, alimenta, conduz, auxilia, protege, busca a ovelha perdida.
“Guia-me mansamente”, com bondade e misericórdia. O bode e lobo precisam de rigor, mas não se pode achar que haja somente bodes no rebanho.
O pastor não é o proprietário das ovelhas. Deve cuidar delas sabendo que vai prestar contas ao Senhor. Diz em 1 Pedro.5.2-4:-   

2 – Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

3 – Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

4 – E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

 Em Hebreus 13.17 diz:- Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que vão dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Conclusão Trate as ovelhas (os liderados) como você gostaria que Deus lhe tratasse. Experimente o alimento se está bem temperado, faça como as cozinheiras de uma lambida antes, vê como está sal, observe se o sabor lhe agrada e ai sim sirva os demais. Seja amoroso e justo. Quando o Senhor vier, ELE recompensará aqueles que tiverem cuidado bem de suas ovelhas.

 Daniel 12.3 diz:- “Os entendidos, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, resplandecerão como as estrelas, para sempre e eternamente”.

                                                                                                                                                   23.11.2021

Pastor João Luiz de Amorim

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com email
Compartilhe com skype
Compartilhe com print