COMBATI O BOM COMBATE – 2 Tm 4.7 – 08/08/2023 – Pr. João Luiz de Amorim

COMBATI O BOM COMBATE

 2 Tm 4.7  – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Aqui neste texto Paulo se posiciona como, SOLDADO, como ATLETA e como VASO.

Combati o bom combate: como SOLDADO

Acabei a carreira: como ATLETA

Guardei a fé: como VASO

Paulo ao passar em revista a sua vida, sabe que ela foi dedicada à Deus e ele reconhece que sua morte está próxima. E descreve sua vida Cristã das seguintes formas:

COMO SOLDADO:

2 Tm 2.3-4 “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”

 

O apostolo Paulo considera sua vida Cristã como um bom combate, sendo á única luta que vale a pena. Lutou contra Satanás, Ef 6.12Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Há uma passagem bíblica onde Paulo prega em Éfeso que fala da autoridade do aposto Paulo e as conversões e o povo deixa a magia, o ocultismo a feitiçaria, o povo convertido queimaram seus livros de artes mágicas, livros de autovalor. Ler At 19.19

Lutou contra os erros dos religiosos do judaísmo, Paulo discursa aos anciãos da Igreja de Éfeso – ver At 20.19-21… Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; 20 – Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, 21 – Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Lutou contra a imoralidade na Igreja de Corinto – Repreensões e exortações – I Co 5.1 – GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. NÃO PODEMOS TOLERAR O PECADO, LUTAR CONTRA ISSO DENTRO DA IGREJA É COMO FERMENTO. Ler I Co 5.6,7.

COMO ATLETA I Co 9.24-25

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

25 – E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

PREMIO – SERÁ DA SALVAÇÃO ETERNA, COROA INCORRUPTIVEL, MAS PRECISAMOS ACERTAR O ALVO, esse alvo, só podemos atingir, se abrirmos mãos de alguns dos nossos direitos, por amor ao próximo e renunciando coisas de nos eliminaria da corrida espiritual. Exemplo: Hb 12.1-PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, embaraços, pecados, ciladas… I Co 10.12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.

Texto para meditar:- FILIPENSES, 3.12,13,14, 20 e 21.

 

COMO VASO – GUARDAR A FÉ.

At 9.15-16 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. 16 – E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

 

ALGUMAS CONDIÇÕES PARA SERMOS VASO ESCOLHIDO: 

 

Amar a Palavra de Deus- condição de vaso

Mesmo havendo sido encarcerado em uma prisão comum, entre prisioneiros e assassinos, Paulo solicitou a Timóteo que lhe trouxesse “…os livros e pergaminhos…” (ler 2 Timóteo 4.13), pois ele era um homem que costumava meditar nas Escrituras Sagradas.

 

Levar uma vida de oração – condição de vaso

Paulo era um homem de vigílias, como ele declara em 2 Coríntios 11.27. (ler)

Alegrar-se em qualquer circunstância – condição de vaso

Paulo tinha esta capacidade. Sabia manter-se tranquilo tanto na abundância como na escassez (ler Filipenses 4.12).

Considerar as lutas como oportunidades de aprimoramento – condição de vaso

Muitos associam a dificuldade financeira com o pecado, e ficam perguntando ao Senhor onde foi que eu pequei? Todavia, muitas vezes a causa não é o pecado e, sim, uma oportunidade de crescermos espiritualmente (ler Romanos 5.3-5).

CONCLUSÃO: Que possamos combater o bom combate nesta vida como SOLDADO, terminar a nossa carreira como  ATLETA DE CRISTO, e guardar a fé, como VASO PRECIOSO E ORNAMENTO DA IGREJA DE CRISTO.

 

Pr. João Luiz de Amorim

         08.08.2023

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais