CUIDADO COM RAPOSAS E AS RAPOSINHAS
“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Cantares 2:15)
A palavra de Deus nos exorta a apanhar as RAPOSAS e RAPOSINHAS, não deveríamos apenas nos preocupar com as grandes raposas, e também preocuparmos com as de pequenas raposinhas. Não deveríamos achar que as raposinhas são pequeninas e inofensivas?
Caçar coisas grandes é bem mais fácil, porque vemos facilmente, mas as coisas pequenas muitas vezes não enxergamos e passam por desapercebidas ficam escondidas.
As raposinhas são elementos negativos no período da primavera.
A raposa é um animal pequeno, mas causa grandes estragos, a bíblia diz que elas devastam, destroem e arrasam as vinhas que estavam em FLOR, que iam começar a dar frutos, momento da fertilidade, que estava para em breve acontecer.
As raposinhas são animais astutos (esperto), elas conseguem enganar os cães urinando para confundir o olfato deles, com isso eles se atrapalham e perdem o rastro.
As raposinhas simbolizam demônios, que por ordem de satanás querem destruir a Igreja que é a vinha do Senhor.
Satanás e astuto, e ele começa a atacar a igreja com coisas PEQUENININHAS que aparentemente não causam danos.
Mas sabemos que tudo isso é mentira, porque elas causam muitos estragos. Existem muitas situações que acabam invadindo as nossas vidas e a igreja, situações que às vezes não damos muita importância por serem pequeninas.
Deus quer que cada um de nós apanhe as raposas mais em especial as raposinhas ficam decretadas a caça as raposas, e Deus tem nos dado todas as armas espirituais para vencermos todas as investidas de satanás.
Ver as armaduras em Efésios capítulo 6.10-18.
1 – A FOFOCA: É uma raposinha, as pessoas normalmente não se incomodam com ela, muito pelo contrário acabam se envolvendo com ela. (MEXERICO, INTRIGA).
A fofoca é um veneno para a vinha, veneno estraga, mata, acaba com uma plantação. A fofoca causa aborrecimentos e inimizades. “Aquele que diz que está na luz, e aborrece seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo”. (1 João 2:9-10)
Todas as pessoas que rodeiam o fofoqueiro só têm um objetivo: Fazer fofoca, mexerico.
A fofoca acaba relacionamentos – “Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna.” (1 João 3:15)
2 – A CRÍTICA: (Examinar ou julgar, censurar notar imperfeição ou defeitos, dizer mal, etc.)
Normalmente a crítica é fruto do ciúme e da inveja.
E AJUNTARAM-SE a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. (Marcos 7:1-9)
Estavam criticando os discípulos, estavam presos às tradições e não conseguiam enxergar as coisas novas, estavam invalidando a Palavra de Deus.
– O crítico invalida a Palavra de Deus, por causa da sua cegueira espiritual.
3 – A INVEJA: Não deixa a pessoa prosperar, porque ela se concentra em possuir o que pertence à outra pessoa. Leva a pessoa ao descontentamento, nunca está satisfeita com o que possui. “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5).
“São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.” (Provérbios 1:19)
4 – A MURMURAÇÃO: É uma queixa é um lamento. O murmurador é aquele que se queixa de tudo. Está também sempre descontente com pessoas ou situações. É um ingrato, a ingratidão leva a murmuração. Ele murmura contra a autoridade delegada por Deus – “4 – Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
5 – E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
6 – Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.
7 – E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.” (1 Samuel 8:4-7)
Os murmuradores não entraram na terra prometida, não conseguiram a benção.
Conclusão:
Temos que apanhar as raposinhas, não podemos deixar que elas devastem a vinha do Senhor, vamos ajudar a vinha do Senhor (Igreja) protegendo destas raposas e raposinhas e assim florescerá e produzirá.
Pr. João Luiz de Amorim
13.09.2022