IGREJA UNIDA SEMPRE SERÁ PROTEGIDA – Filipenses 2:14-16 – Pr. João Luiz de Amorim – 22/11/2022

IGREJA UNIDA SEMPRE SERÁ PROTEGIDA

 

Texto: Filipenses 2:14-16

 

Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.

 

Para que uma Igreja seja unida e ser protegida é preciso haver relacionamento entre irmãos.

 

  1. Uma Igreja unida sem murmurar

“Murmurar” significa “reclamar em voz baixa; resmungar”.

Israel já foi um exemplo clássico disso (1 Cor. 10: 10-12)  E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Substitua murmuração por ação de graças (Colossenses 3:17) E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Devemos perguntar a nós mesmos, extraído da Bíblia Pentecostal sete perguntas.

  1. Isso pode ser feito para glória de Deus?
  2. Pode ser feita em nome de Jesus e com sua benção?
  3. Pode ser feita com sinceridade e gratidão a Deus?
  4. É uma ação digna de Cristo?
  5. Enfraquecerá as convicções sinceras de outros cristãos?
  6. Enfraquecerá o meu desejo pelas coisas espirituais, pela Palavra de Deus e pela oração?
  7. Enfraquecerá ou prejudicará meu testemunho de Cristo?

 

  1. Uma Igreja unida sem disputar

“Disputar” significa simplesmente “discutir”

Estas são disputas divisivas (1 Tim. 6: 3-5) Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

4 – É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

5 – Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Pode terminar em grande dano (Gl. 5:15) – Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

Em vez disso, sejamos gentis e acessíveis (Ef 4: 31-32) Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 – Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Nosso relacionamento conta ao mundo a história sobre nós. Que história é essa?  (Jo. 13: 34-35) Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35 – Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Nosso relacionamento é com a Palavra de Deus, viver a Palavra.

 

  1. Uma Igreja em unidade sendo irrepreensível.

“Sem culpa” significa “não merecer censura, estar livre de falha ou defeito”

Muitas vezes erramos e falhando que é pecado, mas não vivemos uma vida de pecado. Ler em (1 Jo 1: 8, 10) Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 10 – Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Viver e agir de forma que quem não tem “não tenha nada de mal a dizer de você” (Tito 2: 7-8,10) Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, 8 – Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe não tendo nenhum mal que dizer de nós; 10 – Não defraudando; antes, mostrando toda boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.

“Inofensivo” significa “livre de malícia, inocente, simples”

Nenhuma suspeita de maldade ou duplicidade, devemos ser inofensivo, porém prudente.  (Mt. 10:16) Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. (ver Rm. 12:21)   Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

 

Conclusão

A Igreja unida é aquela que tem ações adequadas (2 Coríntios 6: 3). Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; Não tem vergonha do evangelho (Rm. 1:16)  Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. e são ouvintes e praticantes (Tiago 1: 21-25)  Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

22 – E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

23 – Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

24 – Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

25 – Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Ser honrado {honesto} (2 Coríntios 8:21) Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

 

Pr. João Luiz de Amorim

22.11.2022

 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais