MILAGRE NA VIDA DE NAAMÃ – 2 REIS 5:1-19 – Pr. João Luiz de Amorim – 15/02/2022

MILAGRE NA VIDA DE NAAMÃ – 2 REIS 5.1-19

1- O homem Naamã (aparência x essência) (5.1) Naamã era grande perante os outros. Tinha autoridade, posição, títulos, riqueza, poder e glória humana,o porém” desvaloriza tudo o que foi dito antes. Na intimidade ele sabia que era um enfermo. Suas roupas militares eram bonitas, talvez cheias de medalhas, mas, por baixo delas, sua carne apodrecia. Como as pessoas nos veem e como nós nos vemos? Como Deus nos vê?

2- A lepra – símbolo do pecado. Doença incurável, contagiosa, degenerativa e mortal. Ninguém podia ajudar Naamã. Assim também, só Deus perdoa os pecados, a separação de Deus e a perdição eterna. O leproso ia perdendo tudo e se isolando, perdia a família, os bens, os membros do corpo apodreciam em vida, e por fim, morria. O pecado faz assim com o homem, veja o exemplo do filho prodigo, leiam o evangelho de São Lucas 15.11-25; e també diz em (Rm.6.23)…porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus e vida eterna, por Cristo.

3- A serva de Naamã. Menina israelense era prisioneira de guerra e foi trabalhar na casa de Naamã. Além de ser serva do general, ela era uma serva de Deus. Não guardava rancor nem ódio contra o seu patrão.  Devemos ser assim também, ainda que estejamos em lugares indesejáveis. Sejamos bênção como foi José no Egito. A serva não foi omissa nem se calou.

4 – A viagem. Sabendo que, em Israel, Naamã podia ser curado, o rei lhe disse: “Vai. Anda!” É preciso iniciativa. O pecador não pode ficar parado, inerte, esperando que algo aconteça. Hoje não basta ir aos profetas. Precisamos ir a Cristo. Indo à pessoa errada Naamã procurou o rei de Israel, que não podia curá-lo. Assim também, muitos procuram falsos deuses, falso profetas e outros falsos que não podem salvar. Por fim Naamã foi a pessoa certa,  até Eliseu. Hoje precisamos ir até Jesus. Ele é a pessoa certa para nos curar, libertar e salvar; Naamã pensou que pudesse comprar a sua bênção, isto é impossível. Não podemos fazer negócio com as coisas de Deus ou com a palavra de Deus. Ninguém pode comprar a cura ou a libertação ou a salvação, (esse preço já foi pago por Jesus) Somos abençoados e salvos de graça e pela graça.

5- A decepção. Naamã esperava ser recebido com honras na casa de Eliseu, mas veio apenas um mensageiro trazer o recado do profeta. Naamã, ele esperava um ritual de cura conforme seu gosto, mas Eliseu mandou que ele se lavasse no rio Jordão, (muitas vezes sentimos decepcionados mais o Senhor Jesus quer nos modelar). Veja no capitulo 9 de João, a maneira que Jesus usou para curar o cego de nascença, cuspiu no chão fez lodo e untou os olhos do cegou.

6- A palavra Naamã queria uma bênção e recebeu uma ordem. Ele precisava obedecer para ser abençoado. A obediência demonstra a fé. Precisamos ouvir a palavra de Deus e obedecê-la antes de recebermos alguns benefícios que desejamos. Aquele ato de obediência era tão simples, mas parecia tão difícil, pois o rio Jordão era sujo. Queremos fazer só o que é fácil?, observamos a para a Palavra de Deus no evangelho de João 15.7 diz; Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverdes e vós, pedirei tudo o que quiserdes, e vos será feito.

7 – A obediência. Para mergulhar no rio, é provável que Naama precisasse tirar a roupa, revelando a lepra perante os seus servos. Isso seria humilhante para ele. Ele devia descer ao rio, descer da sua posição, descer do seu orgulho. Naamã mergulhou uma e outras vezes e nada aconteceu (tem que ser aquilo que Deus mandou fazer).

8 – A cura. Naamã foi curado. O milagre aconteceu. Sua carne ficou como a de um menino.

9- O reconhecimento. Naamã reconheceu que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro. Naamã creu em Deus e decidiu não mais servir aos falsos deuses.

10- Jesus cura, liberta e salva. Cada um de nós precisamos reconhecer sua “lepra” e buscar em Jesus a salvação. Assim como Eliseu mandou um mensageiro a Naamã, Deus usa mensageiro hoje para que a sua palavra chega a nós e assim precisamos obedecê-la.

Não fique parado. Atenda ao chamado de Jesus. Seja curado, liberto e salvo. Isaias 59.1 Eis que mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem os seu ouvido, agravado, para que não possa ouvir.

 

Pastor:- João Luiz de Amorim

15.02.2022                                                      

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com email
Compartilhe com skype
Compartilhe com print