Ouça o responsável, obedecer é melhor que sacrificar. – 2 Reis 6:1-7 – Pr. Luis Carlos

II Livro dos Reis – Cap. de nº 6 versos de 1 á 7 

Ouça o responsável, obedecer é melhor que sacrificar !!!

Eliseu sucedeu a (Elias). Era um tipo caridoso, em contraste com o ardoroso (Elias). (Elias) preparou Eliseu para ser seu sucessor, e seu ministério durou cinquenta anos. A maior parte dos seus milagres foram atos de bondade e misericórdia. Teve grande influência sobre os reis dos seus dias e, embora não aprovasse os seus atos, vinha sempre em socorro deles.

Eliseu foi o profeta da graça, do amor, da ternura.

  • O que significa critico: que avalia competentemente, distingue o verdadeiro do falso, o bom do mau etc.
  • O que significa solução: aquilo que resolve, soluciona (problema, dificuldade etc.); saída, recurso.

Pontos positivos antes de se fazer uma critica:

  • Você sempre sabe ouvir e obedecer.
  • A Igreja é uma organização, mais é a única que é um organismo vivo.
  • Se você não é colaborador diário com sua liderança, com certeza não esta apto a exercer a função a qual está exercendo.
  • Eu tenho alguma solução ou sugestão para trazer e ajudar a solucionar ou á colaborar.
  • Eu tenho experiência ou vivencia daquilo que estou criticando.
  • Eu preciso saber me colocar no lugar a qual eu tenho sido ordenado.
  • Toda ordenança vem do céu na direção de Deus. Romanos 13:1-2
  • O bom líder nunca vai deixar de estar com seu sucessor, até que este esteja apto para exercer a função que foi proposta.

Verso 1 – UM DIA OS alunos do seminário disseram a Eliseu: “Mestre, como vê, nosso dormitório aqui é muito pequeno; não temos acomodações boas.

1ª Critica dos alunos: O local aqui está apertado, não temos acomodações boas.

2ª Critica dos alunos: Insatisfação com o ambiente e muitas vezes ingratidão pela qual Deus havia os abençoado.

3ª Critica dos alunos: Nem sempre o local que você descansa não seja o lugar que você tenha que carregar a pedra.

Verso 2 – Que acha de construirmos um bem grande ao lado do rio Jordão? Lá existe bastante madeira.” “Está bem,” respondeu Eliseu: “podem ir. ” 3 “Então venha conosco, ” sugeriu um deles. “Eu irei,” disse ele.

1ª Solução construtiva: construir uma acomodação maior ao lado do Jordão. (Jordão é lugar descer, lugar de aprendizado e comunhão.)

2ª Solução construtiva: sair debaixo da benção depois que tiver permissão. (É sair com a cobertura de proteção Espiritual debaixo da concordância e obediência de Deus.)

3ª Solução construtiva: verso 3 => eu quero ir mais não quero ser egoísta preciso dos conselhos e aprendizado de vivencia dos mais velhos, daqueles que já tiveram experiência de vida.

Verso 4 – Chegaram ao Jordão e começaram a derrubar as árvores;

1ª Solução construtiva: a ordem é marchar trabalhar na obra servir a Deus, ter atitude, se esforçar não esperar pelos outros, fazer aquilo que Deus colocou em suas mãos para cuidar com zelo, amor e temor. Suportar todas as dificuldades do dia dia, mais saber que ao passar vai ter a recompensa da vida eterna.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!
Salmos 111:10

Verso 5 – num dado momento, um deles, enquanto trabalhava, deixou escapar da mão o machado, que foi cair justamente dentro da água e afundou. “O que faço agora? “perguntou o rapaz. “O machado nem era meu; eu pedi emprestado para trabalhar!”

1ª Solução construtiva: temos que ter em mente que no inicio da nossa caminhada de fé somos aprendiz, portanto, com isso antes de tudo precisamos saber respeitar, descer do salto alto, não se achar que somos o dono da razão, e nunca menosprezar os mais sábios aqueles que têm vivencia de vida e aprendizado. Honrar todo aquele que merece honra. Deus nos dá empresta as oportunidades depois têm que devolve-las á Ele bem cuidada, lapidada ou igualmente como Ele nos entregou.

“Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus”. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:32

Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
1 Pedro 5:5

Verso 6 – “Onde ele caiu? ” perguntou o profeta. Mostraram-lhe o lugar. Então Eliseu cortou uma vara e jogou na água, no lugar onde o machado havia afundado. E o machado veio para a superfície da água!

1ª Solução construtiva: saber ouvir a voz de Deus em primeiro lugar, e depois dos mais experientes. Acatar os conselhos daqueles que talvez já passaram e suportaram aquela mesma situação. Saber que a vara da correção de Deus é muito importante em nossas vidas, ás escolhas erradas podem tentar nos afundar em tristezas, preocupações e derrotas, mais Deus faz nós flutuar sobre as águas do Rio da Vida.

2ª Solução construtiva: Nunca deixar de aceitar ajuda de pessoas que só querem o nosso bem.

3ª Solução construtiva: Não deixar o peso do problema afundar sua alta estima e sua capacidade de solucionar o problema. Temos sempre que voltar ao lugar onde ocorreu o problema e deixar um marco mostrando que ali pode ser um lugar de perigo, que precisamos ficar atento, para que outras não cometam o mesmo erro, mostrando que a capacitação e orientação vem de Deus.

Verso 7 – “Apanhe-o, ” disse o profeta. E o rapaz, estendendo a mão, alcançou o machado e o apanhou.

1ª Solução construtiva: O machado significa o peso da cruz que carregamos a cada dia, mais sabemos que Deus esta com suas mãos estendida para nos ajudar a carregar esta cruz e suportar os desafios que nos é proposto nesta vida terrena. Que possamos apanhar com bondade, humildade e perseverança em Cristo Jesus todas as bênçãos por Ele derramadas em nossas vidas, sendo assim vitoriosos em Cristo Jesus !!!!

 

Lucas 9:23

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”.

Pr. Luis Carlos Maciel Miarelli

30/11/2021

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais