QUALIDADES EXEMPLARES DE OBREIROS DE CRISTO
Procura apresentar- te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra de verdade. (2 Tm 2.15)
Esboço:
1) O obreiro deve agir como soldado também como um atleta
2) Obreiros precisa dar testemunho a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras, que para nada aproveitam, exceto para a perversão dos ouvintes (v. 14).
3) O obreiro age com sabedoria e mansidão
4) O obreiro é convertido
5) É submisso
6) É obediente
7) O obreiro aprovado é ético: tranquilo, sensível, equilibrado e humilde, veja o testemunho de João Batista: “Importa que Ele cresça e eu diminua mais e mais” (Jo 3.30). Todos os obreiros sejam unidos na Obra de Deus.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, (Ef 4.11).
Deus deu um cargo conforme a capacidade de cada um, para fazer a sua obra.
A) “Sê o EXEMPLO dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. (I Tm 4.12b), essas são as boas qualidades de um bom Obreiro.
B) O obreiro é EXEMPLO na contribuição.
O bom obreiro deve ser dizimista, ofertante fiel na Obra de Deus,
(Ml 3.10) Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes e (Sl 101.6) Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num
caminho reto, esse me servirá.
C) O obreiro é EXEMPLO na leitura diária da Palavra e oração a Ele.
O bom obreiro se dedica diariamente na leitura da Palavra de Deus e nas orações. (Sl 1.2) Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite e (I Ts 5.17) Orai sem cessar.
Podemos sempre estar conectados em oração vigilante com Deus, mesmos nos momentos que não podemos estar ajoelhados.
D) O obreiro é EXEMPLO na submissão as lideranças.
O bom obreiro deve respeitar e defender a liderança da Igreja de Cristo, não falar mal do pastor e nem de outro obreiro ou irmãos, ele ora por eles e não critica. (Sl 101.5a) Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei. Não se envolve com murmuração (fofocas) e panelinhas. (II Tm 2.23) E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E) O obreiro é EXEMPLO é submisso às diretrizes da Igreja
O bom obreiro se compromete a ser fiel a liderança pastoral, as doutrinas bíblicas e as diretrizes da Igreja (normas estatutárias da Igreja), (Hb 13.17) Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
F) O obreiro é EXEMPLO é luz lá fora na escuridão do mundo de pecado.
O bom obreiro dá bom testemunho de cristão dentro e fora da igreja. (At 1.8) Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Paga todas as suas contas, não tem o nome registrado no SPC, Serasa e tem ficha limpa no Cartório e no Fórum do município.
Não fica cortando volta dos credores, mas sim quando uma situação foge do controle, comunica o credor e faz um acordo e com certeza ele irá aceitar, O obreiro exemplar deve zelar pelo seu bom testemunho.
G) Três procedimentos EXEMPLAR que o obreiro devem praticar sempre:
1.Oração e vigilância diaria
2.Leitura da Bíblia
3.Consagração e jejum
H) O obreiro é EXEMPLO de constância e prontidão para servir.
O bom obreiro sempre justifica a sua ausência por motivos que realmente são justificáveis, exemplos; trabalho, enfermidades e viagem e etc., ele deve nunca ficar querendo JUSTIFICAR o INJUSTIFICAVEL.
(I CO 15.58) Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
O obreiro deve estar sempre pronto para servir a Igreja naquilo que foi designado pelo seu líder, com certeza o trabalho do bom obreiro nunca será em vão, haverá recompensa pelo Senhor Jesus.
Conclusão:
Que possamos olhar para o nosso MESTRE JESUS e servi-lo com toda dedicação e obediência a sua Palavra. Porque ELE fez tudo àquilo que ninguém poderia fazer por nós.
Pastor João Luiz de Amorim
03.07.2022