UMA VIDA EQUILIBRADA NA PALAVRA DE DEUS.
Despertamento quanto á: Decisão, Posicionamento e Crescimento.
Texto: Efésios 5.14-17
14 – Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
15 – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
17 – Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
Precisamos de um despertar espiritual em nossas vidas! Uma “revolução espiritual”. Precisamos de uma maneira diferente de pensar, uma maneira diferente de agir, uma maneira diferente de estar no mundo.
Então, a questão é: o que estamos fazendo, ou o que deveríamos estar fazendo para melhorar nosso contato consciente com Deus? Nossa experiência com Deus? O despertamento começa em você.
- O seu despertamento decorre de uma decisão pessoal
Compromisso – Heb. 10:25 – Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Precisamos ser compromissado em frequentar os estudos bíblicos sempre. Temos que ter decisão de sempre ir aos cultos à noite, realmente existem exceções, como; enfermidade, trabalho, viagens programada, casamentos familiares e etc.
Prontos e decididos a servir a igreja quando solicitado, Decididos em aumentar meu conhecimento que ampliará minha utilidade em servir a Deus. O despertamento quando resolvo encontrar coisas para fazer sem que me peçam, isso é ter decisão pessoal.
Esforçar-se para amar plenamente todas as pessoas da Igreja. João 13:35 – Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Gostaria de saber muito mais além do que imagino ser a vontade de Deus para mim; gostaria de conhecer o plano maior de Deus. Ter o desejo de orar muito mais do que gosto de orar, sabendo a tão grande necessidade, assim podemos conhecer a Deus mais profundamente com nossa mente e nosso coração.
- O seu despertamento decorre de seu posicionamento
“A quem enviarei”? Isaías 6:8 – Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
O profeta Isaías recebeu sua comissão de Deus por volta de 740 aC. Isso aconteceu, de acordo com Isaías 6:1 – No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Isaías demonstra as atitudes que todos nós precisamos para sermos servos eficazes de Deus. Hoje, quando Deus diz: “a quem enviarei”, estamos preparados para responder a esse chamado?
Vamos então examinar cuidadosamente Isaías 6, para que possamos dizer: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”
Um verdadeiro servo de Deus tem um chamado. I Timóteo 1:12-17- E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério
13 – A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
14 – E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
15 – Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
16 – Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
17 – Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. E Colossenses 3:17 – E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Um verdadeiro servo de Deus tem vontade de viver uma vida despertada, veja o que o Rei Davi disse ao seu filho Salomão: – I Crônicas 28:9 – E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. e Salmo 51:12 – Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Um verdadeiro servo de Deus tem lealdade a Deus e sua Palavra a ser anunciada, seja um instrumento para transmiti-la. – II Tim. 4:2,3 – Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 3 – Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão (coceira) nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
Precisamos deixar a palavra a perfurar os corações com a mensagem genuina de Deus.
- O seu despertamento decorre do seu crescimento espiritual
Impedimentos para o crescimento pessoal:
O que tem impedido o seu crescimento espiritual? Mt. 19:20 – Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
“O que ainda me falta”? Esforço? Ânimo? Obediência? Na Bíblia está à solução, Josué 1:6-9 – Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 – Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 – Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
CONCLUSÃO:
Um despertar espiritual vem como um presente de Deus, nos deixa com uma vida espiritual equilibrada, onde também temos um papel a desempenhar, procurando melhorar nosso contato consciente com Deus. E então, à medida que experimentamos a sua presença a sua graça e seu amor de Deus; vamos desfrutando a nós mesmos e alimentando a vidas em nosso redor.
Pr. João Luiz de Amorim
06.12.2022